Pular para o conteúdo principal

Apocalipse

Introdução

                A palavra "apocalipse" deriva da língua grega que significa revelação. O Livro do Apocalipse na Bíblia foi uma revelação dada por Jesus ao apóstolo João no ano 96 D.C. na Ilha de Patmos. A finalidade é revelar aos cristãos as coisas que hão de acontecer nos últimos tempos. Para entender completamente o Livro, é necessário conhecer as  profecias de Daniel, Ezequiel, Isaias e Jeremias dentre outras.
Quando se faz uma novela ou mesmo filme sobre o assunto  os autores gostam de destacar  alguns pontos mais emocionais e deixar o que é essencial de fora o que acaba gerando mais dúvidas do que esclarecimentos.
                Neste breve resumo a seguir falaremos de alguns aspectos sem entrar em muitos detalhes teológicos das questões.
                Usaremos o termo Igreja para se referir aos cristãos que são salvos e estão com os seus nomes escritos no Livro da Vida do Cordeiro.

História - linha de tempo

                Toda a Bíblia tem como objetivo único descrever o plano de Deus para salvação do ser humano. O começo da revelação foi quando o povo de Israel foi levado cativo para a Babilônia por volta do ano 600A.C. pelo rei Nabucodonosor. Dentre os escravos estava  o profeta Daniel a quem Deus revelou que o castigo do povo judeu duraria 70 semanas de anos(ou seja,  cada semana teria 7 anos). Desse total, 69 semanas já se cumpriram. Falta apenas uma a se cumprir. Portanto, sem entender a História de Israel é impossível entender as coisas que virão.
                Quando Jesus aqui esteve, foi perguntado pelos discípulos a respeito de quando  aconteceria o tempo do fim. Êle respondeu que aquele tempo só Deus sabia. Mais detalhes podem ser conhecidos no Evangelho de Mateus cap. 24. Então, de acordo com Jesus e os profetas, o próximo e grande evento para acontecer é o Arrebatamento da Igreja em uma data que ninguém sabe ainda. Êle falou que haveria alguns sinais que antecederia o tempo do fim dentre os quais seria a restauração de Israel ( o que aconteceu a partir de 1948 por uma resolução da ONU).

Arrebatamento - O que é?

                Em um dia X vindouro, Jesus voltará e ficará “escondido” nas nuvens do céu e dará ordem aos seus anjos para tocar as trombetas que somente serão ouvidas por aqueles que são Dêle (os que estão com os nomes no Livro da Vida). As pessoas que morreram antes (e estão sepultadas) subirão primeiro, depois as que estiverem vivas serão transformadas e subirão a encontrar com o Senhor nos ares. Isso é o início do que a Bíblia chama de Bodas do Cordeiro que é o encontro de Cristo com sua Igreja e vai durar 7 anos.

Semana da tribulação – Fim dos Tempos

                No mesmo dia do Arrebatamento começa aqui na Terra a semana (de 7 anos) que a Bíblia chama de Grande Tribulação a qual já havia sido profetizada por Daniel. Durante essa semana, a Terra (para os que não subiram no Arrebatamento) será governada por um único e tirano ditador escolhido por Satanás. Durante a primeira metade da semana ( 3 anos e meio) ele enganará toda a Humanidade, inclusive Israel, trazendo paz e prosperidade a todos. Depois disso, na segunda metade da semana,  declarará guerra aos santos de Israel e se levantará contra tudo que se diz respeito a Deus. Ele reunirá todas as nações da Terra para lutar contra Israel no Vale do Megido (que a Bíblia chama de Batalha do Armagedon). Assim, quando Israel se vir cercado de todos os lados por nações poderosas e se sentir impotente, então clamarão pelo Messias e ai Jesus descerá das nuvens com os seus santos e destruirá os exércitos inimigos com o seu Poder. Ao fim dessa batalha terá início o período de mil anos que Cristo e seus arrebatados reinarão sobre todas as nações da Terra.
                Ao fim do milênio, se dará o Juízo Final quando todos deverão comparecer diante do Trono do Cordeiro para ouvir a sua sentença. Uns irão para a vida eterna e outros para o fogo eterno do Inferno. Que nós estejamos entre os que vão para a vida eterna. Amém!
                Antes de encerrar vejamos algumas breves observações:
1-Para ser salvo e ter seu nome no Livro da Vida do Cordeiro é preciso que você seja redimido pelo Sangue que Jesus derramou na Cruz do Calvário para apagar os nossos pecados, de graça. Isso porque Deus sentenciou em  no livro de Hebreus 9:22 que sem derramamento de sangue não há remissão de pecados. Portanto, não adianta boas obras, caridade, oferta de velas, missas e outras ofertas do gênero. A salvação é pela fé e não por obras conforme Efésios 2:8-9. Creia no Senhor Jesus Cristo é serás salvo.
2-Durante os 7 anos da Grande Tribulação o Mundo será governado pela Besta a qual exigirá de todos os habitantes da Terra que o adore para não serem mortos. Também exigirá que todos tenham a marca da Besta para que possam comprar alimentos ou qualquer outra coisa. Essa marca é o número 666 na mão direita ou na testa.
3-Nenhum livro, filme ou algo semelhante substitui a Bíblia pois foi inspirada pelo Santo Espírito de Deus. Antes de lê-la peça a Deus que dê entendimento.
4-No Youtube existem centenas de vídeos tratando sobre o assunto, basta pesquisar por “arrebatamento” ou “vida eterna” ou “juízo final” ou “vida eterna” etc..

Que Deus vos abençoe!
Brasília, 07 de Maio de 2018

               


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acerca de dízimos e ofertas

Acerca de dízimos e ofertas A motivação que me levou a escrever um pouco sobre o tema acima é a maneira agressiva, e até mesmo ameaçadora, com que certos pastores evangélicos têm usado na televisão para pedir dinheiro.  Não quero incitar os crentes a negar dízimos e ofertas mas, evitar decepções ocasionadas por falsas promessas como já experimentei. Ao fazer promessas falsas para os prováveis ofertantes é muito comum citar aquelas contidas em Deut.28:1-14. Mas, não explicam que elas são condicionais. No versículo 1 existe a exigência de guardar todos os mandamentos da Lei de Moisés. Ora, sabemos que existem mais de 600 obrigações a serem cumpridas na Lei como, por exemplo: guardar o Sábado, ofertar animais para expiação do pecado, etc... Assim, se o pré-requisito não fosse obedecido a promessa também não seria alcançada. Note também que as promessas foram feitas ao povo de Israel, sob a Aliança Mosaica, portanto, não se aplica aos cristãos porque Jesus Cristo instituiu uma Nova

Como funciona a Fé

Para entender como funciona a fé primeiramente vamos entender a constituição do Homem. A Bíblia nos diz que o Homem é constituído de corpo, alma e espírito (vide 1Tess 5:23 e Heb 4:12). O corpo interage com o mundo ao redor através dos cinco sentidos (audição, olfato, tato, paladar e visão). A alma é a sede das emoções, sentimentos, razão, vontades, desejos, etc... O espírito faz a comunicação e mantém a comunhão com Deus. O pecado cortou esse relacionamento com Deus (vide Isaias 59:2) tornando morto o espírito do Homem (Romanos 8:13 diz:  porque se viverdes segundo a carne, haveis de morrer; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis. ). Mas, ao se reconciliar com Deus, por meio de Jesus Cristo, o Homem tem o seu espírito recriado, sendo esse fato conhecido como o novo nascimento . Eis o que diz João 3:5-6: "Jesus respondeu: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.    O que é nascido da

Salvação

Disse Jesus: Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve. Mateus 11; 28-30 Portanto, meu amigo (a) se você não suporta mais o fardo do sofrimento, dos problemas, das enfermidades, da falta de paz, etc... basta pedir ou mesmo clamar em voz audível a Jesus para cuidar da sua vida e você verá a diferença.